Cultura
Campina Grande dispõe de um Centro Cultural que oferece diversos cursos em várias modalidades artísticas. Conta também com dois teatros, dois cinemas e quatro museus. A feira da cidade é um verdadeiro museu vivo a céu aberto, onde se encontram cordéis, artesanato local e até repentistas recitando versos. A feira também é um importante centro de comercialização de produtos agrícolas por produtores de toda a região,mas uma das maiores culturas da cidade é a festa de São João que é uma das maiores do mundo.
Vegetação
A cidade de Campina Grande situa-se no agreste paraibano, entre o litoral e o sertão, usufruindo assim, de um clima menos árido que o que predomina no interior do Estado e na região ocidental do município. Por estar localizada também em uma região alta, beneficia-se de temperaturas menores e de uma ótima ventilação, o que proporciona um clima ameno e agradável em todos os meses do ano. A temperatura média anual oscila em torno dos 22 graus centígrados, podendo atingir 30°C nos dias mais quentes 15°C nas noites mais frias do ano. A umidade relativa do ar, na área urbana, varia entre 75 a 83%.
A cidade situa-se na fronteira entre microrregiões de clima e vegetação diferentes. Ao nordeste, a paisagem é verde e arborizada, típica do brejo presente nas partes mais altas do planalto. Ao sudeste, encontra-se uma paisagem típica do agreste, com árvores e pastagens. As regiões oeste e sul do município são dominadas pelo clima e vegetação do Cariri, com vastas áreas de vegetação rasteira (Caatinga) e clima seco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário