terça-feira, 26 de abril de 2011

CARACTERÍSTICAS
O município se destaca por ser o maior produtor de gado de corte do Piauí. Quem vai até lá,não deixa de perceber que ao longo da BR são expostos pedaços de carnes que ficam suspensos para secar ao


Economia
Sua economia está baseada principalmente na atividade comercial,agricultura, pecuária e extrativismo. Concentra também um dos maiores pólos religiosos do Nordeste, contando com a Catedral de Santo Antônio, que atrai turistas para os maiores festejos Católicos do estado,além disso a cidade dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições edafoclimáticas da região.

Problemas
Falta de chuva está prejudicando abastecimento d'água em Campo Maior.O problema está afetando principalmente as partes mais altas da cidade. O SAAE lamenta a situação e informa quais atitudes estão sendo tomadas.
                                                                            Elivanete Lopes                        

domingo, 24 de abril de 2011

Campanha Visite São Raimundo Nonato - PI - Portal SRN

São Raimundo Nonato

Serra da Capivara

.
O Parque Nacional Serra da Capivara está localizado no sudeste do Estado do Piauí, ocupando áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, João Costa, Brejo do Piauí e Coronel José Dias. A superfície do Parque l é de 129.140 ha e seu perímetro é de 214 Km. A cidade mais próxima do Parque Nacional é Cel. José Dias, sendo a cidade de São Raimundo Nonato o maior centro urbano. A distância que o separa da capital do Estado, Teresina, é de 530 Km.
A maneira mais rápida de chegar ao Parque é através de Petrolina, cidade do Estado de Pernambuco, da qual dista 300 Km. A cidade de Petrolina dispõe de um aeroporto onde opera atualmente a Gol, e a BRA, ligando a região com Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A criação do Parque Nacional Serra Capivara teve múltiplas motivações ligadas à preservação de um meio ambiente específico e de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos. As características que mais pesaram na decisão da criação do Parque Nacional são de natureza diversa:
- culturais - na unidade acha-se uma densa concentração de sítios arqueológicos, a maioria com pinturas e gravuras rupestres, nos quais se encontram vestígios extremamente antigos da presença do homem (100.000 anos antes do presente). Atualmente estão cadastrados 912 sítios, entre os quais, 657 apresentam pinturas rupestres, sendo os outros sítios ao ar livre (acampamentos ou aldeias) de caçadores-coletores, são aldeias de ceramistas-agricultores, são ocupações em grutas ou abrigos, sítios funerários e, sítios arqueo-paleontológicos;

- ambientais - área semi-árida, fronteiriça entre duas grandes formações geológicas - a bacia sedimentar Maranhão-Piauí e a depressão periférica do rio São Francisco - com paisagens variadas nas serras, vales e planície, com vegetação de caatinga ( o Parque Nacional Serra da Capivara é o único Parque Nacional situado no domínio morfoclimático das caatingas), a unidade abriga fauna e flora específicas e pouco estudadas. Trata-se, pois, de uma das últimas áreas do semi-árido possuidoras de importante diversidade biológica;

- turísticas - com paisagens de uma beleza natural surpreendente, com pontos de observação privilegiados. Esta área possui importante potencial para o desenvolvimento de um turismo cultural e ecológico, constituindo uma alternativa de desenvolvimento para a região.

Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque Nacional Serra da Capivara é subordinado à Diretoria de Ecossistemas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), tendo sido concluída a sua demarcação em 1990. Em torno do Parque foi criada uma Área de Preservação Permanente de dez quilômetros que constitui um cinto de proteção suplementar e na qual seria necessário desenvolver uma ação de extensão. Em 1994 a FUMDHAM assinou um convênio de co-gestão com o IBAMA em 2002 um contrato de parceria com a mesma instituição.

Depois de criado, o Parque Nacional esteve abandonado durante dez anos por falta de recursos federais. Análises comparativas das fotos de satélite evidenciaram esse fato. Durante este período a Unidade de Conservação foi considerada “terra de ninguém” e como tal, objeto de depredações sistemáticas. A destruição da flora tomou dimensões incalculáveis; caminhões vindos do sul do país desmatavam e levavam, de maneira descontrolada, as espécies nobres. O desmatamento dessas espécies, próprias da caatinga, aumentou depois da criação do Parque, em decorrência da falta de vigilância.

A caça comercial se transformou numa prática popular com conseqüências nefastas para as populações animais que começaram a diminuir de forma alarmante. Algumas espécies, como os veados, emas e tamanduás praticamente desapareceram. Estes fatos tiveram conseqüências negativas na preservação do patrimônio cultural. A falta de predadores naturais provocou um crescimento descontrolado de algumas espécies, como cupim ou vespas cujos ninhos e galerias destroem as pinturas.

As causas desta situação são em parte externas à região, mas também decorrem da participação da população que vive em torno do Parque. São comunidades muito pobres, algumas das quais exploravam roças no interior dos limites atuais do Parque. Estas populações dificilmente compreendem a necessidade de proteger espécies animais e vegetais uma vez que os seres humanos apenas logram sobreviver. Assim, a população local depredava as comunidades biológicas e o patrimônio cultural do Parque Nacional e áreas circunvizinhas, pela caça, desmatamento, destruição de colméias silvestres e a exploração do calcário de afloramentos, ricos em sítios arqueológicos e paleontológicos.

domingo, 10 de abril de 2011

Mayra Jessica

                            São Miguel do Tapuio
Caracteristicas

Localiza-se no centro norte do estado do Piauí – Brasil a uma latitude 05º30'13" sul e a uma longitude 41º19'24" oeste, está a uma altitude de 285 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18.905 habitantes. Possui uma área de 5.305,6 km² e fica a 260 km da capital Teresina.
Limita-se ao


  • leste com os municípios de Assunção, Novo Oriente e Crateús, estes dois últimos pertencentes ao estado do Ceará;
  • ao oeste com os municípios de Santa Cruz dos Milagres, Prata e Ato Longá;
  • ao norte com os municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e São João da Serra;
  • ao sul com os municípios de Pimenteiras e Aroazes
 Economia

A Economia do município, é forte na pecuária e agricultura. No auge do ciclo da cera de carnaúba foi um dos maiores produtores do estado. O trabalho e a garra do seu povo encorajado no lema viver é lutar, fez da vila Cabeça do Tapuia o próspero município de São Miguel.

Turismo

As grandes festas populares, e a tradição de cidade de povo alegre, vem desde o começo do século XX, pois, os seus habitantes mais idosos dão noticia que naquela época, no fim da colheita, os fazendeiros já promoviam movimentadas festas. A cidade é conhecida como terra de povo hospitaleiro, moças bonitas e festeiras. Seus maiores eventos são: carnaval, festa de São João; no mês de Julho festa do feijão e do dia 20 a 29 de Setembro a festa do padroeiro São Miguel Arcanjo. O subsolo do município abriga um dos maiores lençóis de água potável do estado, fontes naturais que brotam da terra, e poços perfurados há vários anos, continuam jorrando água térmica e cristalina, o somatório de tudo isso, movimenta o turismo do município.

Problemas

Enchente deixa familias desabrigadas, Problemas com fornecimento de energia por conta da chuva em São Miguel do Tapuio


Bruna Raynne

                                         Piracuruca

Caracteristicas

Está localizado no norte do estado do Piauí, Brasil. A distância entre a sede e a capital do estado, Teresina é de 196 km, que podem ser vencidos em 03h 30 min de viagem, com acesso pela BR-343, ou pela PI-115.

Economia

Agroindústria

O município de Piracuruca é um dos maiores produtores de castanha de caju da região norte do estado bem como se desenvolve aceleradamente a atividade apícola, que juntos formam dois importantes vetores que viabilizam a criação de pequenas indústrias do setor.
A administração municipal busca resgatar esta viabilidade e proporcionar incentivo a investimentos nesta área, que seguramente será um forte gerador de empregos. 

Agricultura familiar

A barragem do rio Piracuruca que acumula duzentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos oferece em suas margens a fantástica oportunidade de fixação de pequenos lotes onde centenas de famílias possam produzir legumes e verduras durante o ano inteiro, e ainda adicionar a piscicultura em tranques-rede.

 Turismo

O potencial turístico do município de Piracuruca encontra no Parque Nacional de Sete Cidades o seu maior ícone, mas não pára por aí. A arquitetura e os casarões do centro da cidade, a monumental igreja matriz construída de pedra em estilo barroco e a rica história da cidade formam interligadas entre si, um conjunto de beleza que enche os olhos de que vem conhecer de perto.

Problemas

A cidade de Piracura enfrenta varios problems dentre eles estam a Questão do saneamento basico, Infraestrutura e Saude publica.
Picos é um município brasileiro do estado do Piauí. Conhecida como Cidade Modelo e Capital do Mel. Cidade jovem, tem como principal característica social a mistura étnica pois sua população é formada por indivíduos das mais diversas partes do país. Geograficamente é cortada pelo rio Guaribas, que apesar de ser um rio temporário, alivia o famoso calor das tardes picoenses.
Situa-se na região centro-sul do Piauí. É a cidade mais desenvolvida economicamente dessa região. Essa característica aliada a seu posicionamento geográfico lhe conferem a condição de pólo comercial efervecente no Piauí (especialmente de combustíveis e mel). É cortada pela BR-316 ou Rodovia Transamazônica, BR 407, BR-230 e fica muito próxima a BR-020. É uma das maiores produtoras de mel do país e destaca-se
também por sediar uma unidade do Exército Brasileiro (3º BEC - Batalhão de Engenharia e Construção).

O município de Picos apresenta o terceiro maior PIB do Estado (dados IBGE 2004), sendo que a região fiscal de Picos arrecada mais que as regiões fiscais de Parnaíba, Floriano e Campo Maior juntas. Perdendo apenas para a região fiscal da Capital Teresina. Na cidade de Picos encontra-se uma das maiores frotas de veículos per capita do país, haja vista que o município possui em média um automóvel para cada três pessoas. São 25.569 veículos motorizados para 71.000 habitantes, dados de 2006.


Francisco Das Chagas Conceição
N=10
Sala=02
Diciplina=Geografia

sábado, 9 de abril de 2011

FLAVIANO XAVIER PEREIRA

LUIS CORREIA -PI

CARACTERISTICA:
Praias insolaradas com dunas brancas e águas cristalinas.
PROBLEMAS:
Lixões nas ruas da cidade e nas praias,a falta de desemprego,e tambem a inresponsabilidade da prefeitura levando em conta afalta de cinalização no municipio.
ECONOMIA:
A Secretaria de Turismo do Piauí (setur) teve mais um esforço reconhecido. A partir de agora, o município de Luís Correia passou a ser considerado um polo náutico, estando incluída nas próximas edições do Rally Les Îles Du Soleil (Ilhas do Sol) que está prevista para o dia 17, permanecendo até o dia 25 de fevereiro de 2011.

THAMYRES

Altos é um município brasileiro no estado do Piauí, Faz parte da Grande Teresina.Fundado em 1922, tem uma população de 39 975 habitantes numa área total de 957,62 km².
Economia
O comércio é a principal atividade da cidade que possui inúmeros estabelecimentos comerciais tais como supermercados, com destaque para o Comercial Carvalho,o Mercado Público e ainda a feira livre nas cercanias do mercados. Os estabelecimentos concentram-se no centro da cidade, mais existem bastantes comércios pequenos nos bairros do município.

Campo Maior - PI

Campo Maior é um município brasileiro do estado do Piauí.
Sua culinária também é bastante apreciável. A "carne de sol" é prato obrigatório e marca registrada do município. Outras comidas típicas são a Paçoca e Maria Isabel, sendo que essas apresentam o uso da Carne de Sol na preparação da comida.
Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo Esquecida historicamente, o 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Marechal Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho , não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi preso.


Economia

Sua economia está baseada principalmente na atividade comercial,agricultura, pecuária e extrativismo. Concentra também um dos maiores pólos religiosos do Nordeste, contando com a Catedral de Santo Antônio, que atrai turistas para os maiores festejos Católicos do estado,além disso a cidade dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições edafoclimáticas da região.


Principais Atrações e Áreas de Lazer


Palacete Dos Pachecos

 

Elegante sobrado localizado na avenida José Paulino, Nº 496, no centro de Campo Maior, ao lada da residência do ex-prefeito Dácio Bona. O prédio é todo branco com traços arquitetônicos pré-modernistas com detalhes porticais. Sua preservação é de acordo com a Lei Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O Palacete teve construção iniciada em fins da década de 40 como propriedade da família Pacheco (ver Senador Sigefredo Pacheco) o último membro da família que residiu no Palacete foi o ex-prefeito Ivon Pacheco, que viveu no Palacete até seu falecer em 1988.

ALUNO: FRANCISCO WELLINGTON DA MOTA

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Flávio Xavier Pereira

                             Parnaiba-Pi 

Caracteristicas:Município com 24 Km de Litoral, Parnaíba é a segunda Cidade do Estado e principal desembocadura do primeiro braço do delta do Rio Parnaíba, Rio Igaraçu. Atualmente é um centro agrícola, com várias indústrias de transformação e um centro turístico muito procurado devido ao Delta. Possui boa infra-estrutura urbana e turística. Sua Padroeira é Nossa Senhora da Graça.

Economia : Parnaíba destaca-se pela bela paisagem, marcada pelos carnaubais, e pela intensa atividade comercial e industrial.A principal atividade econômica de Parnaíba é a exportação de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O município dispõe ainda de indústrias de produtos alimentícios e perfumaria.

Problemas:lixos na cidade,violência,ameaça de chuvas.

Adriana Hellen

Oeiras-Pi
                                
Caracteristicas:Oeiras é um município da Microrregião de Picos, no estado do Piauí. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sua população em 2003 era de 34.538 habitantes. Sua extensão territorial é de 2720 km², o que lhe confere a densidade demográfica de 12,7 hab/km². Oeiras é também conhecida como A terra do já teve a alusão ao que já foi e o que já teve no passado, a última a entrar nesse contexto foi a água, que de tão boa todos diziam - quem bebe da água de Oeiras ou fica na cidade ou retornará logo-logo. - hoje não é mais como antes.
Economia:A economia se baseia na indústria (química, têxtil, de bebidas), na agricultura (algodão, arroz, cana-de-açúcar, mandioca) e na pecuária,O setor terciário é responsável por quase 70% da formação de renda de oeiras, ainda que pese a atuação desfavorável de um de seus segmentos mais importantes, o comércio inter-regional, que acaba transferindo recursos, via diversos mecanismos, Os setores primário e secundário, embora minoritários na formação da renda total, absorvem parcelas significativas da mão-de-obra, distribuídas entre as seguintes atividades:Extrativismo vegetal,Extrativismo mineral,Pecuária,Agricultura.    
Problemas:o maior problema da cidade é o desemprego,em seguida a limpeza pública (sujeira),em terceiro ficou a saúde,problemas de chuvas nos principais bairros da cidade e também no centro historico.

domingo, 3 de abril de 2011

Mayra Jessica, Bruna, Thamyres

João Pessoa

Localização
Está localizado na porção mais oriental da Paraíba, entre 08º07’ de latitude sul e 341º52’ de longitude oeste. Limita-se ao norte com o município de Cabedelo através do rio Jaguaribe; ao sul com o município do Conde e pelo rio Gramame; a leste com o Oceano Atlântico; e, a oeste com os municípios de Bayeux pelo rio Sanhauá e Santa Rita pelos rios Mumbaba e Paraíba, respectivamente.O Município de João Pessoa tem uma área total de 210,45 km² (0,3% da superfície do Estado). A expansão urbana ocupou a antiga área rural da Cidade.O Município tem atualmente 64 bairros com uma área bruta de 160,76 km2 e 49,69 Km² de área verde e preservação ambiental.
Relevo
A cota máxima em relação ao nível do mar é de 74 metros, predominando em seu sítio urbano, terrenos planos com cotas da ordem de 10 metros, na área inicialmente urbanizada.Com o processo da evolução urbana, deu-se uma expansão na direção leste, ao encontro da região litorânea, de maneira que, atualmente, a cidade apresenta esquematicamente um sítio urbano diversificado, em sopé de encostas, tabuleiro e planície costeira.
Vegetação
De Planície
Clima
O clima da cidade é do tipo mediterrâneo ou nordestino seco, com temperaturas médias anuais de 26º C. No litoral a média é de 28o C e na área do Planalto da Borborema 22o C. O Inverno inicia-se em março e termina em agosto. São duas estações climáticas, as chuvas ocorrem no período de outono e inverno, e durante todo o resto do ano o clima é de muito sol.
Cultura
Uma das capitais que emerge como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil é João Pessoa, cidade que vem apresentando grande crescimento do fluxo de visitantes todos os anos. A conquista de um espaço no disputado ranking turístico está fazendo com que o Governo Municipal invista principalmente na qualidade de vida como um dos principais atrativos do lugar. Várias campanhas se espalham pela cidade. Numa garantia de cidadania e bem estar para todos os habitantes de João Pessoa e seus visitantes