sábado, 9 de abril de 2011

Campo Maior - PI

Campo Maior é um município brasileiro do estado do Piauí.
Sua culinária também é bastante apreciável. A "carne de sol" é prato obrigatório e marca registrada do município. Outras comidas típicas são a Paçoca e Maria Isabel, sendo que essas apresentam o uso da Carne de Sol na preparação da comida.
Foi nesse município que ocorreu a mais violenta e única batalha sangrenta pela Independência do Brasil, a Batalha do Jenipapo Esquecida historicamente, o 13 de março de 1823 teve papel decisivo para manter a unidade territorial do país. Consistiu na luta de vaqueiros, agricultores e outros trabalhadores contra as tropas do Marechal Fidié, que cumpria ordens do Rei de Portugal, D.João VI, para que o norte do Brasil permanecesse sob o domínio português. O povo do Piauí, lutava com facões e instrumentos de trabalho , não com armas. Perderam a batalha, mas não a guerra. Depois disso, Fidié, seguiu para o Maranhão, onde foi preso.


Economia

Sua economia está baseada principalmente na atividade comercial,agricultura, pecuária e extrativismo. Concentra também um dos maiores pólos religiosos do Nordeste, contando com a Catedral de Santo Antônio, que atrai turistas para os maiores festejos Católicos do estado,além disso a cidade dispõe de um grande potencial caprino-ovinocultor notadamente advindo da adaptabilidade das raças às condições edafoclimáticas da região.


Principais Atrações e Áreas de Lazer


Palacete Dos Pachecos

 

Elegante sobrado localizado na avenida José Paulino, Nº 496, no centro de Campo Maior, ao lada da residência do ex-prefeito Dácio Bona. O prédio é todo branco com traços arquitetônicos pré-modernistas com detalhes porticais. Sua preservação é de acordo com a Lei Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Material e Imaterial. O Palacete teve construção iniciada em fins da década de 40 como propriedade da família Pacheco (ver Senador Sigefredo Pacheco) o último membro da família que residiu no Palacete foi o ex-prefeito Ivon Pacheco, que viveu no Palacete até seu falecer em 1988.

ALUNO: FRANCISCO WELLINGTON DA MOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário