Criada no ano de 1889, a cidade surgiu a partir da fazenda Buritizinho. No local havia uma capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, que tornou-se sua padroeira. A localidade foi elevada à condição de vila e passou a se chamar Barras do Marataoan, em alusão ao rio que recebe os visitantes na sua entrada e por estar situada entre barras de rios e riachos. Quando foi elevada à categoria de cidade, a vila passou a se chamar apenas Barras.
Uma presente pesquisa tem como objetivo o estudo da história social de trabalhadores rurais que migram do município de Barras, Piauí, para os estados do Pará, Mato Grosso e Goiás e vivenciam formas de trabalho análogo à condição de escravo no tempo presente. problemas de Alagamento com as recentes chuvas,
Em Barras já existem hoje cinco famílias em abrigos e 32 casas em áreas de risco por conta das cheias dos rios Maratoã e Longá. Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Delmar Ribeiro, as casas localizadas no entorno dos rios estão sob risco de desabamento. “São casa feitas de palha que correm o risco de cair, mas mesmo assim está tudo controlado, logo porque o rio Longá não nos afetou muito. Um trabalho de prevenção foi feito foram enviados assistentes sociais para convencer as famílias a se retirarem das áreas de risco antes das cheias”, afirma o coordenador.
Mais com muitas problemas, Barras vem melhorando muito.
A Prefeitura Municipal de Barras juntamente inaugurarou os postos de saúde do bairro são Cristovão e da Localidade Formosa.O Prefeto Chico Marques começou as inaugurações pelo bairro São Cristovão ao lado do secretário de Saúde Abdias Ramos, da primeira dama Ana Maria, autoridades e do público presente. O posto recebeu o nome de um dos mais antigos moradores do bairro seu José Ambrósio, ali representado por seu filho. Em seguida foi a vez da localidade Formosa onde o homenageado foi Francisco das Chagas Rodrigues Correia que, em vida, fez a doação do terreno para a construção do postinho.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário